O que são Cyberdoenças?
- Júlia Fornaziero

- 6 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Com a pandemia, as pessoas acabaram se isolando mais umas das outras e adentrando de vez no mundo virtual. Mesmo aqueles com dificuldades com dispositivos tecnológicos acabaram aprendendo a mexer no mais básico. Com isso, o número de pessoas com cyberdoenças aumentou muito, pelo menos é o que percebi no meu consultório de Naturologia, em Higienópolis, São Paulo.
Cyberdoenças são doenças que surgiram junto com a internet e os dispositivos móveis. Normalmente são como vícios, que levam as pessoas a fuga da realidade, fazendo com que elas acreditem que o mundo virtual é 100% real, influenciando negativamente o estado mental e emocional e refletindo no físico. Entre elas, temos algumas mais conhecidas: - Síndrome do Toque Fantasma: a pessoa acredita estar ouvindo o celular tocar o tempo inteiro, até mesmo quando está dormindo, tendo necessidade de verificar suas notificações sempre. Pode vir acompanhada de dores de cabeça fortíssimas. - Nomofobia: medo de ficar longe do seu dispositivo móvel. O celular precisa estar ao alcance sempre. Se está longe da visão, a pessoa é acometida de crises de ansiedade, náuseas e até mesmo desmaios. - Depressão das Redes Sociais: Depressão que tem origem ao comparar a sua vida com a de alguém baseada apenas em seus posts (que não demonstram a verdadeira realidade) ou ao postar algo e não receber comentários e curtidas. Essa é uma das mais presentes atualmente, afetando principalmente mulheres. - Cibercondria: Ao ter um sintoma, a pessoa pesquisa sobre no Google. Ao se deparar com determinado resultado, leva aquilo como pura verdade, desenvolvendo os sintomas do resultado até que um exame seja feito e prove o contrário. Exemplo: pessoa com dor abdominal, pesquisou e se deparou com o resultado "câncer de fígado" e passa a desenvolver esses sintomas até que os exames provem que foi apenas algo mal digerido. Esses são apenas alguns exemplos de cyberdoenças, mas existem muitas outras! Para evitá-las, se reconecte com a sua vida real, saiba que nem tudo na internet é verdadeiro e faça detox de internet e redes sociais de tempos em tempos. Se necessário, busque ajuda de um profissional da saúde!
Se permaneceu alguma dúvida ou quiser conversar mais sobre isso, comente aqui embaixo e/ou envie um e-mail para o meu consultório de Naturologia (juliaf.naturologa@gmail.com), terei o maior prazer em lhe responder!
Entre em contato e reserve um espaço na sua agenda para conhecer meu consultório na Rua Baronesa de Itu, 336, conjunto 101, Higienópolis, São Paulo-SP e mude agora mesmo seu estilo de vida!
Júlia Fornaziero - Naturóloga
(19) 9 8390 1010
Instagram: @julia_naturologa




Comentários