top of page

Fontes de Energia

  • Foto do escritor: Júlia Fornaziero
    Júlia Fornaziero
  • 8 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

08/06/2022

Bom dia, boa tarde ou boa noite pra você que está lendo agora!


Hoje quero explicar pra vocês um pouco de como funciona o nosso corpo do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa. Inicialmente, vamos falar das três fontes de energia que temos: a energia alimentar, a energia respiratória e a energia vital.


A energia alimentar vem de tudo aquilo que ingerimos. Se os nossos alimentos são nutritivos, essa energia está sempre em alta, cumprindo seu papel. Porém, se o que comemos não presta, tudo o que depende da energia alimentar fica defasado. Isso explica de forma bem simples o porque precisamos de uma alimentação saudável e balanceada.


A energia respiratória vem da nossa respiração. Ela depende não só da qualidade do ar que respiramos, mas também da forma como respiramos. Você tira alguns minutos do seu dia apenas para focar na sua respiração? Tem usado todos os órgãos para respirar de forma correta? Além disso, ela depende muito da nossa qualidade respiratória, ou seja, cigarros de qualquer tipo, por exemplo, prejudicam demais essa energia.


Por fim, temos a energia vital. Ela é comparada em diversas literaturas à uma vela. Quando nascemos, essa vela é acesa. Ela vai queimando ao longo de toda a nossa vida. Por fim, quando ela acaba, nós morremos. Essa energia não pode ser reposta, uma vez gasta, ela não é mais recuperada.


Mas aí que está o "pulo do gato": nosso corpo é extremamente inteligente. Com o objetivo de continuar funcionando da melhor forma possível, caso falte energia alimentar ou respiratória de boa qualidade, ele retira um pouco da nossa "vela", ou seja, da nossa energia vital, para preencher aquilo que a energia alimentar ou respiratória ficaram em falta.


Naquele momento, isso é muito útil, pois permite que consigamos manter as funções básicas do nosso corpo mesmo na falta de um bom alimento ou de uma boa respiração. Mas isso também significa que sua "vela" será consumida mais rápido, ou seja, você vai morrer mais cedo.


Agora que está ciente disso, você tem uma escolha: cuidar corretamente das suas diferentes fontes de energia ou levar a vida do jeito que dá e deixar sua vela acabar antes. O que você prefere?


Se quiser saber mais, fique de olho nos próximos posts! Vou continuar falando sobre o corpo, sobre sintomas que ele apresenta e sobre como entender melhor o que ele quer dizer para você!


Um abraço e gratidão!


Se permaneceu alguma dúvida ou quiser conversar mais sobre isso, comente aqui embaixo e/ou envie um e-mail para o meu consultório de Naturologia (juliaf.naturologa@gmail.com), terei o maior prazer em lhe responder!


Entre em contato e reserve um espaço na sua agenda para conhecer meu consultório na Rua Baronesa de Itu, 336, conjunto 101, Higienópolis, São Paulo-SP e mude agora mesmo seu estilo de vida!


Júlia Fornaziero - Naturóloga


(19) 9 8390 1010


Instagram: @julia_naturologa

Comentários


Júlia Fornaziero - Terapias

Rua Baronesa de Itu, 336, conjunto 101, Higienópolis, São Paulo-SP

Telefone: (19) 9 8390 1010

juliaf.naturologa@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
bottom of page