top of page

As Emoções e a Medicina Tradicional Chinesa

  • Foto do escritor: Júlia Fornaziero
    Júlia Fornaziero
  • 12 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

ree

Bom dia, boa tarde ou boa noite pra você que está lendo agora!


Hoje quero falar um pouco pra vocês sobre a necessidade de ser ouvido e como suas emoções refletem diretamente no seu corpo.


Pra começar, devo dizer que é extremamente nocivo para você mesmo ficar "engolindo sapos". Você precisa ter um momento e alguém para que possa falar o que sente, o que passa, o que for necessário. Um profissional que irá te acolher e ouvir tudo o que você tem a dizer, sem te julgar.


Quando interiorizamos essas emoções, isso acomete diversas partes do nosso corpo. Para você ter uma noção, vou te passar a relação emoções-corpo da Medicina Tradicional Chinesa.


Nela, temos 5 elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Cada elemento é responsável por órgãos e vísceras, além de alguma emoção específica. Nisso temos:


  • Fogo

Órgão e Víscera: Coração e Intestino Delgado

Tecido: Vasos Sanguíneos

Emoção: Euforia; Ansiedade

Se manifesta: Na língua, ou seja, em excesso, pode acelerar a fala e "comer" as palavras.

Estação: Verão


  • Terra

Órgão e Víscera: Baço-Pâncreas e Estômago

Tecido: Conjuntivo, relacionado à força muscular e flacidez

Emoção: Reflexão; Preocupação

Se manifesta: Nos lábios, ou seja, quanto maior os lábios de alguém, mais elemento Terra ela possui. Feridas nos lábios que aparecem "do nada" podem estar relacionadas à este elemento.

Estação: Canícula (período de transição entre uma estação e outra)

*Vale dizer que os derivados de leite produzem muito muco no nosso corpo, o que é extremamente danoso ao elemento Terra, prejudicando-o muito.


  • Metal

Órgão e Víscera: Pulmão e Intestino Grosso

Tecido: Pele, ou seja, problemas de pele estão ligados diretamente à esse elemento

Emoção: Tristeza; Depressão

Se manifesta: No nariz

Estação: Outono


  • Água

Órgão e Víscera: Rim e Bexiga

Tecido: Ossos

Emoção: Medo; Pânico

Se manifesta: Nos ouvidos

Estação: Inverno

*É o elemento responsável pela energia vital. Por isso quando alguém tem pouca energia, é normal ter zumbido nos ouvidos


  • Madeira

Órgão e Víscera: Fígado e Vesícula Biliar

Tecido: Tendões

Emoção: Raiva

Se manifesta: Nos olhos (vem daí a expressão "cego de raiva", pois quando a raiva ataca, acomete seus olhos, te deixando "cego" para o restante que não o elemento que provocou a raiva)

Estação: Primavera


Legal Ju, mas o que tudo isso significa?

Bom, agora que vem as relações!


Levando em consideração as leis de Hering, da homeopatia, a doença acontece de baixo para cima e de fora para dentro. Consequentemente, a cura faz o caminho oposto.


Portanto, temos o seguinte: o nosso mental é a camada mais interna do corpo. Depois vem o emocional e por último o corpo físico. É isso o que significa de dentro para fora, ou seja, do mental para emocional e do emocional para físico.


Então, ao ter um problema de cada elemento, ele inicialmente vai evoluir dentro dos limites do próprio elemento. Vou dar um exemplo para facilitar.


A pessoa X estava passando por um período de medo e insegurança muito grande a respeito de seu emprego. Por ser algo da esfera emocional, o corpo dela, ainda jovem e cheio de vitalidade, conseguiu expulsar o problema para os ouvidos, fazendo com que saísse uma cera escura de dentro do ouvido direito, mas melhorando o medo.

Ela, sem perceber, começou a passar um remédio nos ouvidos, o que sufocou o sintoma e o empurrou para dentro (caminho da doença explicado ali em cima, lembram?)

Alguns dias depois, surgiu uma infecção urinária muito branda, apenas um leve ardidinho ao urinar. Ao perceber isso, ela tentou aumentar a ingestão de água, porém sua mente continuava a mesma, focada em seus medos e não fazendo nada para melhorar.

Foi quando a infecção subiu para os rins, causando dores terríveis que a levaram no hospital, tendo que tomar antibióticos e analgésicos para resolver o problema.


Vejam, o medo, os ouvidos, a bexiga e o rim são todos pertencentes ao elemento água, sendo o medo a camada mais profunda, o rim um pouco mais externo, a bexiga mais externo ainda e por fim, os ouvidos, que são a parte mais "de fora" do elemento. (Medo > Rim > Bexiga > Ouvidos)

O corpo dela queria se livrar do medo para lhe dar clareza mental, para que assim ela pudesse agir e se cuidar dali pra frente, pois em conflito, você não sabe o que fazer.


Ao ter empurrado para os ouvidos, ela teve clareza mental, seu medo diminuiu, mas na tentativa de sanar o SINTOMA, ela o aprofundou, gerando o medo novamente. O corpo, na tentativa de expulsar mais uma vez, gerou uma infecção urinária, ao que ela não se atentou, subindo para os rins.


Ao perceber tudo isso, junto com os medicamentos recomendados pelo médico, ela passou a tratar também seu medo, sua insegurança, com um naturólogo. A infecção se foi, mas durante um período ela voltou a ter a cera escura nos ouvidos. Pouco tempo depois, a cera voltou ao normal naturalmente e seu medo foi embora. Esse é o caminho da cura, de dentro para fora. Foi saindo até ela ter sanado o verdadeiro problema.


Aí está a importância direta de ter com quem conversar e expor suas emoções, para que você saiba lidar com elas, para que você saiba que seu corpo pode sim apresentar sintomas, mas que isso não é algo ruim, é para que você saiba como lidar com cada um deles! Por isso é necessário o acompanhamento de um profissional que trabalhe com tudo isso de forma INTEGRADA e dê o que seu corpo realmente precise!


Infelizmente, muitos profissionais ainda se apegam apenas aos sintomas, sem ver a raiz dos problemas, o que poderia evitar muitas complicações. Sempre cobre do profissional, independente de qual especialidade ele for, que ele te olhe por INTEIRO, que ele cuide do seu físico, mental, emocional e energético, não apenas do sintoma que você apresenta. Seu corpo te agradecerá por isso!


Qualquer dúvida, estou a disposição para ajudar! Gratidão! 🙏


Se permaneceu alguma dúvida ou quiser conversar mais sobre isso, comente aqui embaixo e/ou envie um e-mail para o meu consultório de Naturologia (juliaf.naturologa@gmail.com), terei o maior prazer em lhe responder!

Entre em contato e reserve um espaço na sua agenda para conhecer meu consultório na Rua Baronesa de Itu, 336, conjunto 101, Higienópolis, São Paulo-SP e mude agora mesmo seu estilo de vida!


Júlia Fornaziero - Naturóloga

(19) 9 8390 1010

Instagram: @julia_naturologa

Comentários


Júlia Fornaziero - Terapias

Rua Baronesa de Itu, 336, conjunto 101, Higienópolis, São Paulo-SP

Telefone: (19) 9 8390 1010

juliaf.naturologa@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
bottom of page